top of page

Como fazer um relatório simples e objetivo do cenário trabalhista da empresa


Quem mexe com diversos documentos de uma empresa precisa ter um controle fidedigno de todas as pessoas que estão envolvidas na atividade empresarial, desde empregados, fornecedores, prestadores de serviços e outros.


E a ferramenta mais barata e completa nessa empreitada é o bom Excel.


É cediço que, quanto mais objetivo for, mais claras serão as informações importantes e mais rápido será o acesso a elas.


Os relatórios são basicamente o resumo de tudo que acontece no contrato de trabalho, ele permite uma visão global de todo custo trabalhista e permite a estruturação de toda estratégia, desde que, é claro, esteja satisfatoriamente atualizado.


E para que sirva como um guia e síntese das obrigações trabalhistas, é importantes que seja dividido em relatório de contingente ativo e relatório de contingente passivo.


O relatório de contingente ativo é aquele na qual constam as informações de todos os empregados atuais da empresa, desde dados de admissão, reajustes, faltas, afastamentos, remunerações, salários, dentre outros.


Todas as informações financeiras daquele empregado devem constar ali para propiciar a empresa um melhor planejamento dos seus custos e investimentos com pessoal.


O relatório de contingente passivo por sua vez, se subdivide em 2 (dois) o normal e o contencioso.


O relatório de contingente passivo N (normal) apenas reproduz o relatório de contingente ativo e refere-se ao arquivo do ex-colaborador.


O relatório de contingente passivo C (contencioso) serve de parâmetro para arbitramento e provisionamento de processo trabalhista.


Esses relatórios permitem a empresa ter uma gestão melhor dos recursos, permitindo contabilizar com eficiência todo impacto financeiro da mão-de-obra e facilita a adoção de estratégias para minimizar os custos.


Assim, de acordo com o tipo e perfil da empresa é possível criar ou ampliar os dados necessários de um relatório, o mais importante é que a organização tenha ciência do investimento realizado em capital humano e o seu respectivo retorno.


 

Caso se interesse em obter um modelo de relatório de pessoal envie-nos um e-mail.

















426 visualizações0 comentário
bottom of page