top of page

Havan: Um exemplo que merece ser seguido!


Acompanho, já algum tempo, o fundador da empresa Havan, o Sr. Luciano Hang nas redes sociais. Sempre bem ativo, tem milhares de seguidores engajados, dos quais, muitos deles são funcionários da sua organização.


As divulgações de festas e eventos da empresa, nas redes sociais são bem animadas e contam com a adesão dos empregados, em sua esmagadora maioria.


Visitei uma loja, na cidade de Osasco e pude perceber que os funcionários são engajados e comprometidos.


O fato é que, para que uma empresa tenha seus colaboradores satisfeitos não é fácil, ainda mais se tratando de um ramo de atividade de concorrência de capital humano acirrado, onde a rotatividade é sempre grande.


Mas, a empresa que, segundo a Wikipédia, tem 22 (vinte e dois) mil funcionários, não tem do que reclamar quando o assunto é o emprego.


A empresa está avaliada no Infojobs com nota 4,5, ou seja, os funcionários realmente amam fazer parte dela:





Alguns fatores podem ser relevantes a essas altas notas, como por exemplo, poucas empresas tem o seu fundador tão próximo aos seus funcionários. A maioria das empresas seguem uma linha hierarquizada, de modo que, é mais fácil falar com o Presidente da República, do que com o gerente geral.


Outro fato, se dá aos valores aportados na companhia. Todos os brasileiros sabem que a estatua da liberdade no Brasil refere-se a HAVAN, que elucida o sonho americano "brasileiro".


Isso contudo, não evita e não eliminará que a empresa seja demandada judicialmente. Nada obstante, frente o seu enorme exército, de 22 (vinte e duas mil) pessoas, o contigente de ações é muito pequeno, se comparado com outras empresas do mesmo ramo de atuação.


Portanto, a lição que fica é que, há na Havan uma verdadeira rotinização de carisma.


Esse termo cunhado pelo sociólogo Max Weber que define essa situação como “rotinização do carisma” é um fenômeno que explica a porque grandes movimentos religiosos mantém-se firmes aos dos seus líderes carismáticos.


Para que ocorra a rotinização do carisma é necessário que os ensinamentos e os métodos sejam institucionalizados, tornando-se a base de novas tradições.


É necessário converter os traços característicos de um líder empresarial, do seu carisma e sua mensagem mais marcante.


Pelo mecanismo da prototipagem empresas como a Apple mantém os mesmo traços do seu fundador e idealizador. O mesmo acontece com a Disney.


É preciso deixar claro seus valores e traços mais marcantes e definir um sistema que funcione sem o fundador. Pois nem todo empreendedor é líder, mas todo líder tem traços de empreendedor.


Portando é possível transmitir seus valores para sua organização e construir uma empresa de grande longevidade, como o Luciano Hang.





5 visualizações0 comentário
bottom of page